Alexandre Silva
  • Início
  • Galerias
    • ALENTEJO
    • FLORES
    • EDIÇÃO CRIATIVA
    • MACROS
    • PASSEIOS
    • SINTRA
  • Blog
  • Eu e a fotografia
  • Contacto

A beleza inigualável de Sintra

24/12/2012

0 Comments

 
Imagem
Sintra é um daqueles locais de Portugal que não deixa ninguém indiferente pela riqueza e diversidade de imagens que tem para oferecer.

Seguindo a sua paixão por Sintra, o José Antunes escolheu esta vila para realizar o Scott Kelby Photo Walk de 2012. E em boa hora o fez porque em Outubro a panóplia de cores que ali encontramos em cada canto e recanto é fantástica.

O passeio fotográfico que se realizou na manhã de Sábado do passado dia 13 de Outubro, começou no Palácio da Vila, passou pela zona do Palácio da Regaleira, por ruas, ruelas e caminhos onde, esquina após esquina, os motivos de interesse para fotografar eram imensos. Desde uma víbora cornuda, passando por um enorme castanheiro, cuja beleza do tronco retorcido pela idade fez parar todo o grupo, pelas paredes dos muros forradas por folhas mostrando as cores outonais, pela simplicidade das flores em vasos nas janelas, por um espaço aberto com uma vista deslumbrante para o Palácio da Pena e que em tempos passados também serviu de refúgio e de inspiração a Eça de Queiroz para algumas das suas obras, tudo isto a natureza de Sintra pôs à nossa disposição.

Findo o passeio e regressados ao mesmo ponto de onde tínhamos partido, foi tempo de despedidas e de um merecido almoço. Quero agradecer ao José Antunes pela forma fantástica como organizou este phototour e aos restantes participantes pela boa disposição que partilharam.
0 Comments

Brama dos gamos e veados

8/12/2012

0 Comments

 
Imagem
Para fotografar a brama dos gamos e veados, os amigos da Fotodigital reuniram-se no passado dia 6 de Outubro na Tapada Nacional de Mafra.

Era ainda de noite quando esta aventura começou. Depois de um percurso de autocarro até um dos locais mais elevados da TNM onde, já com ralar do dia, pusemos em prática algumas técnicas de fotografar paisagens, começámos a descida em busca dos gamos e veados, sempre guiados pelo nosso “batedor” José Antunes. Apesar do percurso ter sido muito bem estudado e definido, os gamos e os veados não apareciam, embora fossem audíveis os choques das hastes dos machos que lutavam pelo seu harém.

Decidimos, então, separarmo-nos e escolhermos um local mais ou menos camuflado e isolado para que houvesse silêncio e não afugentar os animais. E eles apareceram… Sempre muito vigilantes ao que se passava em seu redor, mas suficientemente calmos para se deixarem fotografar.

Como a Tapada de Mafra tem uma fauna e uma flora de uma riqueza ímpar, descobrimos num arbusto um par de borboletas nocturnas Mariposa Falcão Hyles euphorbiae, ainda sob a forma lagartas, que fez as nossas delícias.

Com mais algumas fotos a gamos e a árvores cujos troncos retorcidos espelham a sua idade avançada, chegámos ao fim deste workshop/phototour que, como sempre, foi muito bem organizado pelo José Antunes. Aliás, tenho de realçar que estes passeios efectuados fora dos trilhos definidos nos percursos da TNM só são possíveis pelo conhecimento que o Zé tem da Tapada, e pela capacidade que possui em conduzir grupos de pessoas.
0 Comments

    Alexandre Silva

    Arquivo

    Novembro 2016
    Janeiro 2016
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Junho 2011
    Abril 2011

    Feed RSS

Imagem