Alexandre Silva
  • Início
  • Galerias
    • ALENTEJO
    • FLORES
    • EDIÇÃO CRIATIVA
    • MACROS
    • PASSEIOS
    • SINTRA
  • Blog
  • Eu e a fotografia
  • Contacto

O vento também é amigo dos fotógrafos

19/1/2013

0 Comments

 
Imagem
Quantas vezes já dissemos, ou ouvimos dizer, "hoje não deu para tirar fotos devido ao vento"? De facto, o vento é inimigo dos fotógrafos, mas também pode ser um aliado.

Tudo depende do que se pretende fazer e do modo como se consegue transformar um elemento adverso num parceiro útil. O método que utilizei para as fotos deste artigo tem como base a técnica de fotografia criativa ensinada pelo José Antunes, em que é usada uma velocidade de disparo baixa (cerca de 1 seg.) e, ao mesmo tempo, são efectuados movimentos de translação ou de rotação da máquina, dependendo do efeito que se quer obter. Nestas minhas fotografias utilizei uma objectiva macro 105 e uma teleobjectiva 120-400, uma velocidade igualmente baixa, uma abertura de diafragma pequena para que a exposição fosse correcta, máquina na mão e aproveitei o vento que, com algumas rajadas, fazia movimentar furiosamente as flores – Tão simples quanto isso.

Esta desfocagem exagerada, com um toque de Impressionismo, também pode ser encarada como uma abordagem diferente e uma forma criativa e pessoal de se ver os assuntos a fotografar. A criatividade na fotografia não está dependente de software mais ou menos sofisticado, nem de equipamento topo de gama - ela só pára onde parar a imaginação dos fotógrafos.

Conheçam as vossas máquinas, vejam o que está à vossa volta, usem a vossa imaginação e espantem-se com os resultados.
0 Comments

Bioblitz Fotográfico

5/1/2013

0 Comments

 
Imagem
Bioblitz é um conceito criado nos EUA em 1996 que consiste em inventariar os organismos vivos numa determinada zona verde, para caracterizar a biodiversidade aí existente.

Utilizando esta ideia como base, o José Antunes organizou mais um workshop de fotografia no passado dia 17 de Novembro, chamou-lhe Bioblitz Fotográfico e escolheu o jardim junto à Casa de Hóspedes da Tapada Nacional de Mafra para a realização desta actividade.

Este espaço transmite uma atmosfera de pequeno bosque onde podemos encontrar desde árvores cujos troncos não conseguem esconder a idade, pequenos ramos, folhas de diversas formas, cores e dimensões, várias espécies de cogumelos (abundantes nesta altura do ano), lesmas, aranhas, insectos, pássaros, um cerco com burros e até um conjunto de estátuas, ou seja, um mundo infindável de assuntos para fotografar.

Apesar de no início do dia ter aparecido alguma chuva fraca, o programa previsto não foi afectado pois as copas das árvores são de tal forma cerradas que funcionam como um chapéu-de-chuva gigante tendo protegido todo o grupo.

Durante toda a manhã e tarde tivemos oportunidade de aprender e experimentar novas técnicas, de que destaco as fotografias criativas (outrora classificadas como erros) e a captura de imagens seguindo o método MYN (Meet Your Neighbours). Estas técnicas serão abordadas com mais detalhe em artigos futuros.

Até lá, convido-vos a pegarem nas vossas máquinas (independentemente do tamanho e cor que elas tenham), a escolherem um local bem perto de vossas casas e a fazerem o vosso próprio Bioblitz. De certeza que se irão divertir e captar imagens que vos deixarão satisfeitos.
0 Comments

    Alexandre Silva

    Arquivo

    November 2016
    January 2016
    November 2015
    October 2015
    March 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    August 2012
    July 2012
    June 2012
    April 2012
    January 2012
    December 2011
    November 2011
    June 2011
    April 2011

    RSS Feed

Imagem