Embora as suas fotos de moda pareçam excelentes a cores, há sempre algum detalhe que faz a diferença e que pode ser obtido quando as converte para preto e branco. Esta conversão dá-lhes um aspecto vintage e um contraste mais vincado e pode obter os melhores resultados utilizando os presets de B&W. Para começar, o “Runway Fashion Workflow” permite-lhe trabalhar em RAW e JPEG para recriar os efeitos de iluminação em passarela, fazendo realçar os tons perfeitos da pele e as configurações cinematográficas para obter uma edição de fotos de moda bem sucedida. Juntando os presets de B&W com o “Runaway Fashion Workflow”, é possível efectuar ajustes vívidos apenas nalguns segundos. O processo é simples, mas os resultados são admiravelmente incríveis quando efectuados correctamente.
Antes de entrarmos nos detalhes sobre como trabalhar com o ‘Runaway Fashion Workflow” para Lightroom utilizando os presets de B&W, é importante entender algumas coisas. Primeiro, há numerosos presets em B&W: Amber Sepia, Classic, Black Vintage, Maximum Tones, Deep Blacks, Old Fashion, Morning Coffee, Space Gray e Sepia. Pode escolher o preset que melhor funcione para si, com base nos seus requisitos e nos resultados que pretende obter. Com isto em mente, vamos olhar para o processo simples de converter as suas fotografias em fantásticas imagens a preto e branco.
O primeiro passo é ter a(s) foto(s) que pretende editar. A seguir, precisará de aplicar alguns presets antes da conversão. Pelo facto de os presets serem empilháveis, pode utilizar um e, depois, utilizar outro por cima sem este cancelar o trabalho efectuado pelo primeiro.
O primeiro preset a utilizar será o “Auto Lens Correction” que efectuará a correcção básica e automática da objectiva. Esta depende, basicamente, da objectiva que utilizou porque, por vezes, a correcção será mínima mas, outras vezes, será maior. Por isso, necessitará de determinar a extensão da correcção com base na objectiva que utilizou para tirar as fotos. Depois de usar o preset de correcção automática da objectiva, passará para o de nitidez. Com este preset, basta escolher a opção de “Smart Sharpening” para lidar com a luz. Não esqueça que a nitidez das suas fotos será amplamente determinada por vários factores e a luz é um deles.
Para o preset de preto e branco, pode escolher “Old Fashion”. Para aceder a esta opção, desloque-se na lista até encontrar um conjunto de presets de preto e branco. O “Old Fashion” adicionará muita claridade e contraste, criando uma imagem com contornos muito vincados. Pode ajustá-la utilizando os deslizadores, se bem que os presets de preto e branco funcionem com um clique. Isto ajudará a alterar a claridade e o contraste do modo que pretende.
Depois de ter terminado a edição com este preset, aceda aos “Veneer Presets” e adicione um verniz de preto luminoso. Mas mesmo se estiver a utilizar o verniz de preto/branco que é menor do que o preto médio claro conforme visto na imagem em que está a trabalhar, pode aceder a “Effects” e olhar para algo que tenha “high priority” e deslize para cima ou para baixo para tornar a imagem mais clara ou mais escura, com base no resultado que pretende.
Utilizar um pincel
A próxima etapa que terá de efectuar como parte do processo é utilizar um pincel. Para isso, basta escolher o seu ‘Runway Fashion Workflow”, descer até “fixed over-expose” e utilizar o pincel na face do modelo, porque ela tem imensa luz na face e as altas luzes estão ligeiramente sobrepostas. Agora, deve conseguir olhar para as imagens lado a lado e ver as alterações que foram efectuadas. Notará que a imagem inicial está uniformemente exposta mas, à direita, criámos uma imagem que tem muito contraste e apenas um pouco de brilho, o que a torna numa boa fotografia se pretender utilizá-la para publicidade.
Fotografia de estúdio
Também pode transformar uma fotografia de estúdio numa fotografia a preto e branco. Para isso, comece por aceder a “Runway Fashion Workflow –Basic Correction- Auto Lens Correction” que lhe permite, basicamente, corrigir a distorção de qualquer objectiva, independentemente da que utilizou para efectuar a fotografia.
Aceda de novo a “Runway Fashion – Smart Contrast – Medium” e, em seguida, desloque para baixo para o preset de preto e branco. Escolha a tonalidade máxima de preto e branco e coloque um “Matte Effect – Matte Light” no topo para adicionar um pouco de tonalidade ao fundo e às sombras.
Geralmente, o como poderá verificar, os olhos e a cor dos olhos dos modelos aparecem um pouco escuros e isto geralmente deve-se devido à utilização dos presets de B&W. Pode ajustar um pouco utilizando o pincel. Abra o pincel, seleccione “Runway Fashion – Face – Brighten Eyes” e utilize-o sobre os olhos do modelo para minimizar os tons escuros. Em seguida, escolha um novo pincel e a opção “Runway Fashion – Face – Soften Skin” para suavizar um pouco a tonalidade da pele.
Conforme o caso, pode optar pela opção de um clique com o preset ou pode utilizar os deslizadores à direita e ajustá-los conforme pretender. Para isso, aceda à opção “Basic” (Básico) e aumente um pouco o “Contrast” (Contraste) e os “Highlights” (Realces). Depois de este procedimento estar concluído, coloque as duas fotos ao lado uma da outra e concluirá que apesar da foto editada não estar a cores, continua a ser um clássico e um bom produto se a pretender utilizar para fins de publicidade.
Fotografia em exteriores
Com esta foto, procuraremos algo que não é exactamente preto e branco mas que se encaixa na mesma categoria. Procuraremos obter uma foto a preto e branco com tonalidade “CPA”. O “CPA” é um, tipo de químico que era utilizado para tingir fotografias.
O processo é semelhante aos indicados acima e necessitará de começar com a opção ‘Auto Lens Correction” antes de utilizar ‘Smart Sharpening – Light’. Em seguida, escolha o preset “B&W – Sepia” para adicionar uma tonalidade castanha à foto. Também pode utilizar o preset “Amber Sepia” para dar à foto uma tonalidade ainda mais castanha. Em seguida, use ‘Runway Fashion – Vignette Effects –Black Vignette’ para escurecer as extremidades e adicionar algum contraste. Após este procedimento, aceda a “Basic” (Básico) no lado direito do ecrã e reduza os “Highlights” (Realces), aumente a “Exposure” (Exposição) e reduza o “Contrast” (Contraste) e as “Shadows” (Sombras).
Este é, basicamente, o modo como deve utilizar os presets de B&W com o módulo “Runaway Fashion Workflow”. Experimente com diferentes fotografias para obter uma quantidade infindável de opções. É muito fácil e os resultados são impressionantes.
Este artigo é uma tradução do texto original publicado no site da Sleeklens, onde também pode encontrar imensas ferramentas para Lightroom e Photoshop, que o ajudarão a transportar as suas fotografias para um nível superior.
Antes de entrarmos nos detalhes sobre como trabalhar com o ‘Runaway Fashion Workflow” para Lightroom utilizando os presets de B&W, é importante entender algumas coisas. Primeiro, há numerosos presets em B&W: Amber Sepia, Classic, Black Vintage, Maximum Tones, Deep Blacks, Old Fashion, Morning Coffee, Space Gray e Sepia. Pode escolher o preset que melhor funcione para si, com base nos seus requisitos e nos resultados que pretende obter. Com isto em mente, vamos olhar para o processo simples de converter as suas fotografias em fantásticas imagens a preto e branco.
O primeiro passo é ter a(s) foto(s) que pretende editar. A seguir, precisará de aplicar alguns presets antes da conversão. Pelo facto de os presets serem empilháveis, pode utilizar um e, depois, utilizar outro por cima sem este cancelar o trabalho efectuado pelo primeiro.
O primeiro preset a utilizar será o “Auto Lens Correction” que efectuará a correcção básica e automática da objectiva. Esta depende, basicamente, da objectiva que utilizou porque, por vezes, a correcção será mínima mas, outras vezes, será maior. Por isso, necessitará de determinar a extensão da correcção com base na objectiva que utilizou para tirar as fotos. Depois de usar o preset de correcção automática da objectiva, passará para o de nitidez. Com este preset, basta escolher a opção de “Smart Sharpening” para lidar com a luz. Não esqueça que a nitidez das suas fotos será amplamente determinada por vários factores e a luz é um deles.
Para o preset de preto e branco, pode escolher “Old Fashion”. Para aceder a esta opção, desloque-se na lista até encontrar um conjunto de presets de preto e branco. O “Old Fashion” adicionará muita claridade e contraste, criando uma imagem com contornos muito vincados. Pode ajustá-la utilizando os deslizadores, se bem que os presets de preto e branco funcionem com um clique. Isto ajudará a alterar a claridade e o contraste do modo que pretende.
Depois de ter terminado a edição com este preset, aceda aos “Veneer Presets” e adicione um verniz de preto luminoso. Mas mesmo se estiver a utilizar o verniz de preto/branco que é menor do que o preto médio claro conforme visto na imagem em que está a trabalhar, pode aceder a “Effects” e olhar para algo que tenha “high priority” e deslize para cima ou para baixo para tornar a imagem mais clara ou mais escura, com base no resultado que pretende.
Utilizar um pincel
A próxima etapa que terá de efectuar como parte do processo é utilizar um pincel. Para isso, basta escolher o seu ‘Runway Fashion Workflow”, descer até “fixed over-expose” e utilizar o pincel na face do modelo, porque ela tem imensa luz na face e as altas luzes estão ligeiramente sobrepostas. Agora, deve conseguir olhar para as imagens lado a lado e ver as alterações que foram efectuadas. Notará que a imagem inicial está uniformemente exposta mas, à direita, criámos uma imagem que tem muito contraste e apenas um pouco de brilho, o que a torna numa boa fotografia se pretender utilizá-la para publicidade.
Fotografia de estúdio
Também pode transformar uma fotografia de estúdio numa fotografia a preto e branco. Para isso, comece por aceder a “Runway Fashion Workflow –Basic Correction- Auto Lens Correction” que lhe permite, basicamente, corrigir a distorção de qualquer objectiva, independentemente da que utilizou para efectuar a fotografia.
Aceda de novo a “Runway Fashion – Smart Contrast – Medium” e, em seguida, desloque para baixo para o preset de preto e branco. Escolha a tonalidade máxima de preto e branco e coloque um “Matte Effect – Matte Light” no topo para adicionar um pouco de tonalidade ao fundo e às sombras.
Geralmente, o como poderá verificar, os olhos e a cor dos olhos dos modelos aparecem um pouco escuros e isto geralmente deve-se devido à utilização dos presets de B&W. Pode ajustar um pouco utilizando o pincel. Abra o pincel, seleccione “Runway Fashion – Face – Brighten Eyes” e utilize-o sobre os olhos do modelo para minimizar os tons escuros. Em seguida, escolha um novo pincel e a opção “Runway Fashion – Face – Soften Skin” para suavizar um pouco a tonalidade da pele.
Conforme o caso, pode optar pela opção de um clique com o preset ou pode utilizar os deslizadores à direita e ajustá-los conforme pretender. Para isso, aceda à opção “Basic” (Básico) e aumente um pouco o “Contrast” (Contraste) e os “Highlights” (Realces). Depois de este procedimento estar concluído, coloque as duas fotos ao lado uma da outra e concluirá que apesar da foto editada não estar a cores, continua a ser um clássico e um bom produto se a pretender utilizar para fins de publicidade.
Fotografia em exteriores
Com esta foto, procuraremos algo que não é exactamente preto e branco mas que se encaixa na mesma categoria. Procuraremos obter uma foto a preto e branco com tonalidade “CPA”. O “CPA” é um, tipo de químico que era utilizado para tingir fotografias.
O processo é semelhante aos indicados acima e necessitará de começar com a opção ‘Auto Lens Correction” antes de utilizar ‘Smart Sharpening – Light’. Em seguida, escolha o preset “B&W – Sepia” para adicionar uma tonalidade castanha à foto. Também pode utilizar o preset “Amber Sepia” para dar à foto uma tonalidade ainda mais castanha. Em seguida, use ‘Runway Fashion – Vignette Effects –Black Vignette’ para escurecer as extremidades e adicionar algum contraste. Após este procedimento, aceda a “Basic” (Básico) no lado direito do ecrã e reduza os “Highlights” (Realces), aumente a “Exposure” (Exposição) e reduza o “Contrast” (Contraste) e as “Shadows” (Sombras).
Este é, basicamente, o modo como deve utilizar os presets de B&W com o módulo “Runaway Fashion Workflow”. Experimente com diferentes fotografias para obter uma quantidade infindável de opções. É muito fácil e os resultados são impressionantes.
Este artigo é uma tradução do texto original publicado no site da Sleeklens, onde também pode encontrar imensas ferramentas para Lightroom e Photoshop, que o ajudarão a transportar as suas fotografias para um nível superior.